segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Embriogênese: 19 - 21 dias

Aparecimento dos Somitos



1.5 - 2.5mm é o tamanho do embrião, 19 - 21 dias pós-ovulação. Nessa fase, o embrião tem a forma de uma "sola de sapato", sendo a região da cabeça mais longa que a região da cauda, ligeiramente retificado entre elas.
Os Somitos, que são condensações compostas de mesoderma, aparecem de cada lado da goteira neural. O primeiro par de somitos aparece na cauda e migra para o meio do embrião.



Nesse período podemos observar um a três pares de somitos. Cada crista, abaulamento ou depressão do embrião indica, agora, diferenciação celular. Uma dobra da cabeça se origina de cada lado da linha primitiva. A linha primitiva agora percorre entre 1/4 e 1/3 do comprimento do embrião.
Vasos sanguíneos secundários aparecem no córion e placenta. As células hematopoiéticas aparecem na vesícula vitelina, simultaneamente com células endoteliais, que formarão os vasos sanguíneos para as células sanguíneas emergentes. As células endocárdicas (músculo) começam a se fundir e dão origem aos dois tubos cardíacos do embrião.

Um comentário:

Adriana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.