segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Embriogênese: 32 - 33 dias

(32-33 dias pós-ovulação) Vesícula do Cristalino, Fossetas Nasais, Palma das Mãos e Planta dos Pés, Alargamento do Tronco, Futuros Hemisférios Cerebrais.



7,0 a 9,0mm é o tamanho do embrião.

Cabeça e pescoço

Como o cérebro aumentou em cerca de 1/3 em tamanho desde o último período, ele é ainda maior que o tronco. O neuroporo rostral está fechado e 4 pares de arcos faríngeos são agora visíveis, sendo que o 4º é ainda bem pequeno. As proeminências maxilar e mandibular do primeiro arco estão claramente delineadas. O "stomodeum", a depressão do ectoderma que dará origem à boca e cavidade oral, aparece entre o cérebro anterior e a proeminência mandibular. Os abaulamentos dos ouvidos externos começam a aparecer em ambos os lados da cabeça, formados pelo arco mandibular. A vesícula do cristalino se fecha, podendo aparecer pigmento retiniano na membrana externa do cálice óptico e as fibras do cristalino dão origem ao seu corpo. Duas fossetas nasais separadas e simétricas aparecem como depressões no disco nasal.

Tórax

O esôfago se alonga. O fluxo sanguíneo através do canal atrioventricular é dividido em correntes direita e esquerda, que continuam pelo trato externo e saco aórtico. O ventrículo esquerdo é maior que o direito e tem uma parede mais espessa. Os brotos lobares dos pulmões aparecem na árvore brônquica.

Abdome e Região Pélvica

O intestino se alonga. Os brotos ureterais se alongam e suas extremidades se expandem, começando a formação final e permanente dos rins.

Membros



As regiões distintas das palmas das mãos, antebraço, braço e ombros, podem ser distinguidos nos brotos dos membros superiores. Os brotos dos membros inferiores começam a arredondar, e as extremidades tornam-se achatadas, pois irão formar as plantas dos pés. Começa a distribuição de nervos (inervação) nos brotos dos membros inferiores.

Espinha

A largura relativa do tronco aumenta às custas do crescimento dos gânglios espinhais, placa muscular e tecidos mesenquimais correspondentes. Em resumo, o embrião mede cerca de 7 a 8mm, apresenta batimentos cardíacos, feições humanas (olhos, nariz e orelhas); começa o desenvolvimento de cartilagens e músculos. Há o estabelecimento de conexões nervosas entre a retina e o cérebro. O fígado já produz bile. Os pulmões iniciam seu desenvolvimento.

Nenhum comentário: