segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Embriogênese: 25 - 27 dias

21 a 29 Pares de Somitos, Fechamento do Neuroporo Caudal, Aparecimento de 3 a 4 Arcos Faríngeos, Aparecimento dos Brotos dos Membros Superiores, 4ª semana (28 dias pós - concepção).



3.0 - 5.0mm é o tamanho do embrião, 25 - 27 dias pós-ovulação. O embrião curva-se em forma de C. Os arcos que formam a face e o pescoço são agora evidentes sob o cérebro anterior em crescimento.



Na fase em que o tubo neural se fecha, ambos, os olhos e ouvidos, começarão a se formar. Nesse período o cérebro e a medula espinhal são os tecidos mais desenvolvidos e mais compactos do embrião. Um sistema sanguíneo continua a se desenvolver.
As células sanguíneas seguem a superfície da vesícula vitelina, onde se originam, movem-se ao longo do sistema nervoso central e penetram nos vilos coriônicos, o sistema sanguíneo materno.
As válvulas e os septos aparecem no coração nesse período. O revestimento epitelial do intestino primitivo começa a se diferenciar nas futuras localizações do fígado, pulmões, estômago e pâncreas.
As células iniciais do fígado se formam antes do resto do sistema digestivo.

Nenhum comentário: