segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Embriogênese: 31 dias

5ª semana (31dias pós-ovulação) Aparecimento dos Cálices ópticos, Diferenciação dos Apêndices Endolinfáticos do Ouvido.



5,0 a 7,0mm é o tamanho do embrião

Cabeça e Pescoço

O cérebro e a cabeça crescem rapidamente. Os arcos mandibulares e hióide já são notados. As presenças de dobras demarcam as três divisões do cérebro (anterior, médio e posterior). A parede da medula espinhal nessa fase possui três zonas: a ventricular, a intermediária (mantle) e a marginal. A zona ventricular formará neurônios, células gliais e células ependimárias; a zona intermediária formará agregados de neurônios ; a zona marginal conterá os axônios dos neurônios. A bolsa adenohipofisária, que dará origem à hipófise anterior, está definida. A vesícula do cristalino se abre na superfície e fica englobada pelo cálice óptico. A vesícula ótica (ouvido) aumenta seu tamanho em cerca de 1/4 e seu apêndice endolinfático está mais definido. A placa nasal pode ser detectada pelo espessamento do ectoderma.

Tórax



O esôfago, o tubo que impulsiona os alimentos a partir da boca para o estômago, se origina de uma goteira do tecido que o separa da traquéia, que também é visível. As valvas semilunares começam a se formar no coração. As quatro maiores subdivisões do coração (os ventrículos trabeculados à esquerda e à direita, o "conus cordis" e o "truncus arteriosus") estão claramente definidos. Dois brotos, um ventral a partir do saco aórtico e um dorsal a partir da aorta, formam o arco pulmonar (6º arco aórtico). Os sacos pulmonares direito e esquerdos se delineam de cada lado do esôfago.

Abdome e Região Pélvica

O broto ureteral aparece. O metanefro, que formará o rim permanente, está em desenvolvimento.

Membros

Os membros superiores se alongam tornado-se brotos cilíndricos, achatados na suas extremidades para dar origem às palmas das futuras mãos. A distribuição das terminações nervosas já se inicia nos membros superiores.

Nenhum comentário: